segunda-feira, 22 de maio de 2017

Orçamento Participativo é discutido no Santo Agostinho


O vereador Rodrigo Furtado participou esta semana da reunião do Orçamento Participativo, organizada pela Associação de Moradores do Santo Agostinho e realizada na quadra do Morro São Jorge, no mesmo bairro. O prefeito Samuca Silva também estava presente no encontro, que visa promover a participação popular e que permite aos moradores influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, fazendo com que as verbas sejam destinadas para a solução de problemas relatados pela própria população.

O vereador afirmou que esta iniciativa é muito importante, pois se transforma em uma ferramenta de comunicação eficiente entre o prefeito e os moradores, que podem externar suas reivindicações e colaborar na escolha da destinação das verbas.

- As pessoas que moram no bairro são as que mais conhecem a realidade e as dificuldades enfrentadas. Dar oportunidade para os moradores falarem sobre as demandas locais é utilizar os recursos de forma inteligente. Aproveito para destacar a importância da participação popular nas decisões públicas da cidade onde residem. Priorizar este tipo de mecanismo nunca foi tão importante como agora – ressaltou.

Rodrigo adiantou que pretende continuar acompanhando as reuniões inerentes ao Orçamento Participativo, no Santo Agostinho, e em outros bairros, pois pretende estar preparado para defender a aprovação da versão final que será enviada à Câmara Municipal.

- Analisando o atual cenário municipal e a crise financeira que o nosso país está enfrentando, temos que apontar e priorizar as demandas oriundas de cada comunidade. Vou trabalhar para que o orçamento seja aprovado e para que o diálogo seja sempre a marca das decisões desta cidade, pois ouvir a voz da população é fundamental para construirmos um futuro digno e próspero - salientou.

Transparência

Seguindo a linha do atual governo que tem como objetivo manter o cidadão informado e ciente do funcionamento das contas municipais, o prefeito Samuca Silva aproveitou a presença do vereador Rodrigo para parabenizá-lo pela criação da Lei que prevê a instalação do “Impostômetro” em Volta Redonda.

A iniciativa consiste na divulgação de arrecadações cumulativas, em tempo real, dos tributos municipais, incluindo multas, taxas diversas, valores oriundos do parquímetro, entre outros, além das transferências obrigatórias de impostos promovidas pelo Estado e pela União. As informações estarão disponíveis em painéis eletrônicos fixados em alguns pontos da cidade, como Aterrado e Vila Santa Cecília.

O vereador falou que a transparência pode colaborar para que os vereadores fiscalizem com mais eficiência o Poder Público, gerando resultados positivos. O impostômetro, segundo Rodrigo, visa fornecer clareza de dados à população, criando transparência às arrecadações e aos gastos com dinheiro público.

- A participação popular será ativa junto às ações tomadas pelo governo municipal, abrindo diversas caixas pretas, como por exemplo, a arrecadação com multas e parquímetro – explicou.

http://www.destaquepopular.com.br/25246/Orcamento-Participativo-e-discutido-no-Santo-Agostinho.html

Vereador participa de reunião com moradores para debater segurança


Traçar formas para aumentar a segurança e melhorar o trânsito no bairro Santo Agostinho; esses foram alguns dos temas discutidos na manhã de terça-feira, durante a reunião convocada pela Associação de Moradores da comunidade que contou com a presença do vereador Rodrigo Furtado. O encontro contou ainda com a participação de representantes dos órgãos de segurança pública do município.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro foi debater com os representantes do município formas para aumentar a segurança do bairro. Por isso, os participantes abordaram situações diversas que afligem toda a comunidade, entre elas a falta de prudência no trânsito por parte de alguns motoristas, a necessidade de instalar novas sinalizações viárias e novos redutores de velocidade. Foi debatido ainda o aumento considerável de crimes na localidade.

Furtado lembrou ainda que, recentemente, levou o diretor da Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser), Wellington Silva, para conhecer um dos problemas pontuais do Santo Agostinho. Ainda segundo o vereador, o convite foi feito com a finalidade tentar reduzir os constantes acidentes nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na subida da localidade conhecida como Morro da Paz. O vereador lembrou que, os moradores ressaltaram que a localidade já é conhecida pelo registro de acidentes graves. Na ocasião da visita dos representantes da Suser ao local, ficou decidido que a órgão iria estudar a possibilidade de instalar um redutor de velocidade na área citada.

Rodrigo Furtado relatou que, os crimes registrados no Santo Agostinho preocupam os moradores e retiram a sensação de segurança da população, prejudicando a rotina de todos. Disse ter certeza que as autoridades estão atentas e investigando todos os casos, mas nem sempre as pessoas conseguem perceber o andamento das investigações.

EM VISITA

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, também em visita ao bairro, se reuniu com os moradores do Parque São Jorge. No encontro, convocado pela Associação de Moradores, o chefe do Executivo divulgou a volta do Plano Plurianual (PPA) no Orçamento Participativo. Ele destacou a importância da participação popular nas decisões das políticas públicas de Volta Redonda.

De acordo com o Chefe do Executivo, com a atual crise financeira do município, o governo tem que apontar às prioridades de cada comunidade. Isso não, segundo ele, será feito. Lembrou que são os moradores, que sabem o que é prioritário no bairro e, por isso quer reforçar que o seu governo é o do diálogo. “Eu recebo as críticas com satisfação porque é uma oportunidade de mudarmos”, declarou Samuca, lembrando que, neste ano, a população poderá dar suas sugestões pelo site da Prefeitura, o www.voltaredonda.rj.gov.br, pelo PPA Digital.

Disse o prefeito que, nos quatro primeiros meses de 2017, o mutirão da saúde atendeu aproximadamente 12 mil pacientes em cinco especialidades médicas. Destacou também os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados nesta semana. Pelo segundo mês consecutivo, o saldo é positivo. Em abril, a cidade fechou com a marca de 138 empregos. “Sabemos que ainda temos muito para avançar. Porém, quero deixar duas marcar no nosso governo: emprego e saúde. E os números já estão aparecendo nesses primeiros meses de trabalho”, declarou.

Fonte Jornal a Voz da Cidade.
http://avozdacidade.com/site/noticias/politica/58638/

terça-feira, 9 de maio de 2017

Rodrigo Furtado pede que ‘Rua de Compras’ seja estendido a Retiro e Santo Agostinho

Volta Redonda – O vereador Rodrigo Furtado (PTC) solicitou ao prefeito Samuca Silva, através de requerimento, que o projeto “Rua de Compras” contemple, também, os bairros Santo Agostinho e Retiro, que também se destacam como centros comerciais. A edição piloto da iniciativa aconteceu no último domingo (07), na Avenida Amaral Peixoto, uma das mais movimentadas da cidade.
O projeto contou com a presença e adesão de milhares pessoas, inclusive, de moradores vindos de outros municípios, como Barra Mansa, por exemplo. O objetivo do evento é incentivar a economia de Volta Redonda, além de estimular os lojistas e atrair clientes. Quem passou pelo local pode conferir, além do comércio aberto, opções de food trucks e de atividades culturais.
O vereador afirmou que a iniciativa foi um sucesso absoluto, levando ao centro da cidade aproximadamente 25 mil pessoas, completando que os comerciantes localizados nas imediações da ação elogiaram muito a ação.
– Os relatos dos lojistas dão conta de que houve um significativo aumento nas vendas e que desde o Natal o faturamento não era, nem de perto, parecido com o registrado no evento. Além disso, os clientes também demonstraram satisfação diante dos descontos obtidos e da nova opção de contar com uma gama de lojas abertas em um dia atípico, como o domingo. Foi uma iniciativa louvável e que merece outras edições – elogiou.
Devido ao grande sucesso, Rodrigo disse que comerciantes de outros bairros o procuraram, externando o interesse pelo evento, e solicitando que o projeto seja estendido para outros pontos, como o Santo Agostinho e o Retiro.
– Estes bairros são conhecidos pelo forte comércio e pela alta taxa populacional. Realizar esta ação em outras localidades é garantir a igualdade para todos os comerciantes, garantindo os valores sociais do trabalho. Por isso e visando impulsionar o comércio em geral, protocolei este requerimento e espero que o prefeito enxergue esta solicitação de forma positiva. Creio que a extensão do evento vai fortalecer e contribuir para o crescimento do projeto – frisou.
A vendedora de uma loja no Santo Agostinho, Amanda Franco, disse que espera ansiosamente para que uma das edições do projeto seja promovida no bairro, garantindo que além de preço, as lojas do local oferecem muitas opções.
– É uma boa oportunidade para que os comerciantes daqui aumentem suas vendas. Esta iniciativa foi excelente, inclusive, para convidar pessoas de outros municípios. O movimento foi espetacular. Escutei muitos comentários e alguns comerciantes disseram que o faturamento foi positivo, superando algumas datas já conhecidas pelo crescimento no movimento das lojas. Espero que as demais edições sejam ótimas para todos, pois a população só tem a ganhar com esta iniciativa – concluiu.
Matéria publicada no jornal Diário do Vale em 09/05/2017

sábado, 6 de maio de 2017

Lei do Vereador Rodrigo Furtado obriga empresas a contratarem no mínimo 70% dos trabalhadores que moram em Volta Redonda.

Lei de Autoria do Vereador Rodrigo Furtado obriga as empresas prestadoras de serviços de Volta Redonda, que tiverem mais de 20 funcionários a contratarem e manterem empregados, prioritariamente, trabalhadores domiciliados no município, no percentual de 70% do seu quadro efetivo de funcionários. Dentro deste quantitativo, 15% da reserva deverá ser oferecida a mulheres.
Ainda segundo a lei, o trabalhador deve ter, desde que devidamente comprovado, no mínimo um ano de domicílio eleitoral e/ou com filho nascido em Volta Redonda para ocupar o cargo. Para o vereador Rodrigo Furtado – que vem apresentando diversos projetos -, esta proposição é de valiosa importância para os moradores da Cidade do Aço.A comprovação de domicílio, de acordo com Rodrigo, se fará por meio de comprovante de residência e do título de eleitor. Ele ainda explicou que a reserva não se aplica no caso de contratações de trabalhadores cuja mão de obra exija especialização ou habilitação específica, como graduação em curso superior, ou que a função seja de chefia e liderança de equipe.
– A fiscalização será efetuada pelos órgãos competentes, bem como pela Câmara Municipal e pelos sindicatos. Aproveito para salientar que o descumprimento da reserva de 70% das vagas para moradores de Volta Redonda implicará em notificação, podendo inclusive, caso não apresente defesa, ter que cessar suas atividades por 24 horas – adiantou. 
Anúncio das vagasRodrigo chamou atenção para o fato de que a abertura das vagas reservadas previstas nesta Lei será publicada em veículos de comunicação de massa, como jornais, bem como nas Mídias Sociais, no Posto de Atendimento do Trabalhador e nas sedes sindicais.
– Faz-se necessário um controle nas contratações, pois fica claro e evidente a falta de domínio nas instituições de classe para garantia dos trabalhos aos profissionais de Volta Redonda. Durante muitos anos o município conseguiu acolher a todos, disponibilizando postos de trabalho nos variados segmentos. Hoje essa realidade mudou. O cenário atual propicia o surgimento do fenômeno do desemprego, promovendo a desaceleração da economia local e consequentemente o surgimento de mazelas sociais – frisou.
A proposição, segundo o vereador, tem como objetivo minimizar os impactos causados pela contratação de mão de obra oriunda de fora das fronteiras municipais, em detrimento dos trabalhadores locais.
– Embora a atual situação não seja como antes, Volta Redonda ainda se mostra uma cidade ativa, com grandes investimentos e com oportunidades de trabalho. Nesse sentido, nossa intenção é assegurar um percentual mínimo de vagas à população local, de forma a garantir um equilíbrio entre a mão de obra importada de outras cidades e a local, bem como viabilizar a inserção da mulher no mercado de trabalho. Importante salientar que a iniciativa não se apresenta como algo inovador no mundo jurídico, sendo inclusive Lei na cidade de São Sebastião e São José dos Campos, no Estado de São Paulo. Lá vem dando certo e espero que esse exemplo possa trazer positivos benefícios para a população – concluiu.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Aprovado em primeira votação o projeto de lei que inclui as matérias: OSPB, EMC e Cidadania e Ética nas escolas de Volta Redonda.



Foi aprovado hoje (3) por unanimidade na Câmara Municipal - em primeira votação - o projeto de lei de nossa autoria, que a inclui as matérias  OSPB (Organização Social e Política Brasileira), EMC (Educação Moral e Cívica), Cidadania e Ética no planejamento curricular do Ensino Fundamental.

De acordo com a lei, as abordagens das matérias poderão ser realizadas e inseridas no conteúdo programático das disciplinas de História e/ou Geografia e Artes e de forma extracurricular.

Também será executado, pelo menos uma vez por semana, o Hino Nacional com hasteamento solene da Bandeira do Brasil e no aniversário de Volta Redonda,  o hino da cidade.

Toda criança e todo jovem têm o direito de aprender o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, esclareço que é dever da escola ensinar e agir nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo e da própria condição humana.

— Meu objetivo não é replicar nenhuma espécie de cultura militar. Pelo contrário, vale ressaltar que sou defensor da democracia, e de todos os benefícios que este formato nos traz. Entretanto, acredito que estas matérias podem ser aproveitadas de uma maneira muito positiva, colaborando para a formação pessoal e profissional dos nossos alunos. Penso que todos os valores e comportamentos sociais são frutos de uma educação de qualidade que, além de transmitir ensinamentos científicos, também transmite valores humanos e morais.

Em tempos de falta de amor ao país e de desrespeito à pátria, se faz necessário educar nossos jovens para que daqui a alguns anos o Brasil seja mais humanizado e formado por pessoas que entendam o verdadeiro significado de ser cidadão e exercer seu papel, cumprindo seus deveres e exigindo seus direitos.