Visando conter uma epidemia de sarna que estaria ocorrendo na Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, no bairro Roma, o vereador Rodrigo Furtado (PTC) apresentou um requerimento pedindo que a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) interferisse na situação e fornecesse a medicação aos internos.
Uma caixa com dois comprimidos deste remédio não custa mais de R$ 4, segundo apuração do próprio vereador, que esteve na unidade. Estima-se que sejam necessárias 110 caixas do medicamento para iniciar o tratamento dos detentos.
A direção informou ao parlamentar que a doença começou quando a unidade recebeu presos do complexo de Bangu, no Rio, e que providências já foram solicitadas, também, à Secretaria estadual de Saúde.
Diante da situação, Rodrigo alertou que os presos estão sendo expostos a uma situação de calamidade, bem como os agentes, e os familiares que, periodicamente, precisam visitar os detentos. O inverno, segundo o parlamentar, é um período que colabora para o aumento de casos de sarna, pois a doença tende a se expandir com as temperaturas mais baixas.
“É um risco para os presos, para quem trabalha na cadeia e para os familiares que precisam ir frequentemente neste ambiente, que por si só já é propício para este tipo de doença. Todos estão muito receosos com a situação. Por isso, temos que tomar algumas medidas urgentes. Espero que a SMS se sensibilize e viabilize a oferta deste medicamento para os detentos”, concluiu.