segunda-feira, 26 de junho de 2017

A importância das matérias de OSPB, Educação Moral e Cívica, Cidadania e Ética no currículo escolar!


Na data de hoje, 26/06/2017, defendemos na Tribuna da Câmara Municipal, a importância das matérias de OSPB, Educação Moral e Cívica, Cidadania e Ética no currículo escolar, segundo reza o Projeto de Lei 027/2017 de nossa autoria.
Destacamos que para as gerações de estudantes brasileiros das décadas de 1970 e 1980, era comum cantar o Hino Nacional antes de entrar em sala de aula, assim como declamar os louvores à Bandeira Nacional e comemorar os feriados da Independência e da República.
Resquício de um passado que já parece distante, muitos profissionais da educação, instituições de ensino, grupos acadêmicos e pais de alunos sentem a falta desses hábitos e clamam pela sua volta nas escolas para recuperar alguns valores de cidadania e pela importância de fazer com que os jovens entendam mais sobre si mesmos e, com isso, compreender a conjuntura política e social do País.
Os jovens dos anos 70 e 80 eram mais politizados. A geração do 'Diretas Já' (1983-1984) sabia o que queria, conhecia a democracia, a liberdade para escolher os seus governantes. Recentemente, os jovens lutaram pelo abatimento de R$ 0,20 nas passagens de ônibus e metrô, e depois, permaneceram nas ruas para quê? Nem eles mesmos sabem.
Instituídas na época do Regime Militar (1964-1985), o estudo da Educação Moral e Cívica e OSPB, assim como Integração Social e Prática de Escritório (as duas últimas, apenas em algumas regiões do País), figuraram como matéria obrigatória nas escolas de todo o Brasil.
Com a abertura da democracia em 1985, essas matérias foram excluídas da grade escolar e o povo criou uma certa ojeriza a tudo que havia sido imposto na época do Governo Militar. Mesmo assim, acredito que a reimplantação desses conteúdos, pode ganhar força no País.
Para isso, propomos a criação de Lei para que essas matérias voltem a fazer parte novamente como matéria, ainda que extracurricular, nas escolas públicas e privadas de Volta Redonda e, em breve, em todas as escolas do Brasil. Eu acredito!
Vereador Dr. Rodrigo Furtado.
Legalidade, Moralidade e Transparência!