terça-feira, 8 de junho de 2021

Lei 5858/21 - Dispõe sobre o Programa Municipal de Estímulo, Incentivo e Promoção ao Desenvolvimento Local de Startups

Lei 5858/21 - Dispõe sobre o Programa Municipal de Estímulo, Incentivo e Promoção ao Desenvolvimento Local de Startups

O objetivo deste projeto é estimular a economia criativa da cidade de Volta Redonda através das empresas de desenvolvimento digital. Hoje, mais de 95 milhões de brasileiros já utilizam a Internet, e a grande maioria deles, 94% do total, pesquisam sobre produtos e serviços antes de efetuarem uma compra. São consumidores que passam até três vezes mais tempo conectados do que assistindo TV e já representam mais de 59% de todas as transações em comércio eletrônico da América Latina. Este é um mercado em amplo crescimento e que se estimulado irá gerar cada vez mais emprego e renda para a população voltaredondense e da Região.



Autor: RODRIGO CEZAR FURTADO DE ALMEIDA

Data: 28/09/2021

Origem Lei: PROJETO DE LEI Nº 07/2021




LEI NA ÍNTEGRA:


Lei 5.752/2020 - A gratificação de Produtividade Fiscal será calculada por ponto auferido, sendo que o valor unitário de cada ponto é estabelecido em 0,003 (três milésimos) da UFIVRE - Unidade Fiscal de Volta Redonda, respeitando o limite máximo de 4000 (quatro mil) pontos que entra em vigor em 01/01/2022


Autor: RODRIGO CEZAR FURTADO DE ALMEIDA


Data: 04/11/2020


Origem Lei: PROJETO DE LEI 64/2020







Lei 5.735/2020 - Institui o Dia do Fiscal e do Auditor Fiscal Público, inclui no calendário oficial do Município; reconhece as atividades exercidas pelos servidores efetivos do cargo de Fiscal de Atividades Econômicas e Sociais e do cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais como atividade de risco


Autor: RODRIGO CEZAR FURTADO DE ALMEIDA

Data: 06/10/2020

Origem Lei: PROJETO DE LEI 61/2020


O presente projeto de lei tem como escopo possibilitar e viabilizar a valorização dos servidores que exercem atividades típicas de Estado, que correm risco de vida no seu dia-a-dia e possuem o poder de polícia administrativa para o fiel cumprimento de suas atribuições.

A Fiscalização, que é uma atividade de risco exercida em nome do Estado, presta relevantes serviços públicos para a sociedade Volta-redondense, sendo de suma importância para o ordenamento público.

A carreira da fiscalização como um todo, remonta aos períodos bíblicos, quando existia a figura conhecida como “cobradores de impostos”.
Posteriormente, a fiscalização evoluiu e passou a abarcar outras áreas de atividades, como as Obras, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Transportes, Atividades Econômicas e Sociais e Tributos.

Em diversos municípios, se reconhece os relevantes serviços prestados por estas carreiras, vislumbrando-se a necessidade de homenageá-las, instituindo no calendário oficial municipal o Dia do Fiscal e Auditor Fiscal Público.

A data escolhida para tanto foi o dia 21 de setembro, uma vez que a citada data vem sendo utilizada oficialmente por vários municípios.

Ademais, na citada data também se comemora o dia de São Mateus - apóstolo e evangelista. São Mateus era cobrador e arrecadador de tributos do povo Hebreu (Mateus 9,9). O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e revelação, ou seja, escriturava e auditava.

Somado a isso, sabemos que, com a celebração oficial do Dia do Fiscal e Auditor Fiscal Público, aumentar-se-á o ânimo profissional dos servidores fiscais efetivos, demonstrando a valorização dada ao servidor público municipal.

A data será uma oportunidade para realização de um dia de mobilização da sociedade para chamar atenção para o trabalho desenvolvido pelas Fiscalizações de Volta Redonda, destacando a importância em se manter um ordenamento na cidade, zelando pela ordem pública, através da realização de seminários, panfletagens, audiências públicas, dentre outros.

Todos são sabedores de que o exercício da fiscalização proporciona ameaça, em maior parte veladas, durante o exercício de suas funções ou por causa desta. Possuem registros das ocorrências em sede policial sobre as ameaças sofridas, quando é possível determinar a autoria. Além disso, por estarem em ações fiscais ou ações conjuntas com órgãos de segurança pública, em várias ocasiões, são arrolados como testemunha na apresentação de produtos ou bens supostamente contrafeitos encontrados durante essas ações.

Realizam ações fiscais em toda a cidade diuturnamente, interditando bares e outros tipos de comércios, em horários noturnos e em localidades dominadas pelo tráfico de drogas, onde só podem agir com intenso e indispensável apoio da Polícia Militar. Integram, portanto, a Força-tarefa do município, tão importante para a manutenção da lei, da ordem e do ordenamento público municipal.

Portanto, é mister a aprovação do presente projeto de lei como forma de reconhecimento pelo valoroso serviço prestado junto a municipalidade. Disponibilizamos em anexo uma minuta de projeto de lei que institui o Dia do Fiscal e Auditor Fiscal Público, solicitando que a mesma seja lida em plenário para os nobres Edis, dando-lhe os devidos encaminhamentos para publicação como lei.






Lei - 5.790/2020 - Denomina-se Servidão Roque Diório Filho a rampa que liga as ruas Sargento Paulo Moreira e Lino Moreira, na Vila Harmonia, no bairro Santo Agostinho



Autor: RODRIGO CEZAR FURTADO DE ALMEIDA


Data: 05/05/2021


Origem Lei: PROJETO DE LEI 078/2019


Trata-se de justa e merecida homenagem à memória de um cidadão que contribuiu para o progresso e desenvolvimento da cidade que escolheu para construir sua vida. Em 1945 deixou o Espírito Santo e seguiu para Volta Redonda. Foi morador por quase cinco décadas da Rua Lino Moreira, no bairro Santo Agostinho. Faleceu aos 99 anos, deixando boas lembranças a quem o conhecia e representando um modelo a ser seguido. Era conhecido por ser um homem de bem e de exemplar conduta moral.