sexta-feira, 28 de abril de 2017

Aprovada em primeira votação Lei que torna obrigatório a implantação de armários nas escolas.



Foi aprovado hoje (28) na Câmara Municipal por unanimidade - em primeira votação - o projeto de lei Autoria do Vereador Rodrigo Furtado que torna obrigatório a colocação de armários, nas unidades de ensino públicas e privadas, para a guarda de mochilas e materiais escolares dos alunos de Volta Redonda. O principal objetivo é reduzir os prejuízos causados pelo excesso de peso à estrutura física dos alunos.

Segundo o parlamentar, ficará a cargo da direção escolar garantir o controle para que os alunos não transportem – em material – carga superior a 15% do próprio peso. Inclusive, de acordo com o vereador, as escolas deverão desenvolver atividades pedagógicas, com profissionais habilitados, voltadas à orientação sobre a importância do controle do peso carregado pelos estudantes.

Rodrigo afirmou que o investimento com a colocação dos armários é mínimo se comparado aos benefícios que esta iniciativa trará para os alunos. 

— É necessário que o Poder Público vise, através de políticas municipais, a prevenção de futuros problemas de saúde em nossas crianças e jovens. O excesso de peso que muitos estudantes carregam no translado casa/escola, naturalmente, pode prejudicar a coluna e mais tarde gerar um desconforto que, eventualmente, pode evoluir para uma lesão mais acentuada — alertou.

O vereador ressaltou que a estrutura óssea das crianças e jovens está em formação, fato que merece atenção, e o peso carregado por eles, se não supervisionado, pode acarretar problemas que podem ser evitados com esta solução de fácil aplicação.

— Entendo que esta é uma proposta prática e que pode ser realizada em todas as unidades escolares do nossa cidade. Em outros locais do nosso país e do mundo essa prática já é aplicada. Além da nossa preocupação prioritária com a saúde dos alunos, a colocação dos armários é uma ferramenta para incutir nos estudantes o espírito de pertencimento ao ambiente escolar, fazendo com que cada um cuide do seu espaço de forma responsável — concluiu.