sexta-feira, 28 de abril de 2017

Aprovada em primeira votação Lei que torna obrigatório a implantação de armários nas escolas.



Foi aprovado hoje (28) na Câmara Municipal por unanimidade - em primeira votação - o projeto de lei Autoria do Vereador Rodrigo Furtado que torna obrigatório a colocação de armários, nas unidades de ensino públicas e privadas, para a guarda de mochilas e materiais escolares dos alunos de Volta Redonda. O principal objetivo é reduzir os prejuízos causados pelo excesso de peso à estrutura física dos alunos.

Segundo o parlamentar, ficará a cargo da direção escolar garantir o controle para que os alunos não transportem – em material – carga superior a 15% do próprio peso. Inclusive, de acordo com o vereador, as escolas deverão desenvolver atividades pedagógicas, com profissionais habilitados, voltadas à orientação sobre a importância do controle do peso carregado pelos estudantes.

Rodrigo afirmou que o investimento com a colocação dos armários é mínimo se comparado aos benefícios que esta iniciativa trará para os alunos. 

— É necessário que o Poder Público vise, através de políticas municipais, a prevenção de futuros problemas de saúde em nossas crianças e jovens. O excesso de peso que muitos estudantes carregam no translado casa/escola, naturalmente, pode prejudicar a coluna e mais tarde gerar um desconforto que, eventualmente, pode evoluir para uma lesão mais acentuada — alertou.

O vereador ressaltou que a estrutura óssea das crianças e jovens está em formação, fato que merece atenção, e o peso carregado por eles, se não supervisionado, pode acarretar problemas que podem ser evitados com esta solução de fácil aplicação.

— Entendo que esta é uma proposta prática e que pode ser realizada em todas as unidades escolares do nossa cidade. Em outros locais do nosso país e do mundo essa prática já é aplicada. Além da nossa preocupação prioritária com a saúde dos alunos, a colocação dos armários é uma ferramenta para incutir nos estudantes o espírito de pertencimento ao ambiente escolar, fazendo com que cada um cuide do seu espaço de forma responsável — concluiu.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Aprovado o "IMPOSTÔMETRO" em Volta Redonda.


A Câmara Municipal de Volta Redonda aprovou, em regime de urgência e preferência, o projeto de lei do vereador Rodrigo Furtado que prevê a implantação do “impostômetro”, que consiste na divulgação de arrecadações cumulativas, em tempo real, dos tributos municipais, incluindo multas, taxas diversas, valores oriundos do parquímetro, entre outros, além das transferências obrigatórias de impostos promovidas pelo Estado e pela União. As informações estarão disponíveis em painéis eletrônicos fixados em alguns pontos da cidade, como Aterrado e Vila Santa Cecília.
O PL tramitava na Câmara desde janeiro, sendo uma das primeiras proposições apresentadas por Furtado em seu mandato.
– O projeto foi proposto para aplicar o princípio da transparência e eficiência da gestão pública da cidade e de todos os seus contribuintes, e pode também ser usado como forma do Executivo e do Legislativo municipal esclarecer a população sobre a arrecadação e os gastos públicos, além de fonte de fiscalização dos recursos empregados. Nossa intenção é de apresentar para a população voltarredondense o quanto de impostos é arrecadado na cidade, para que os cidadãos saibam quanto dinheiro está disponível nos cofres da prefeitura para a execução de ações diversas – frisou.
Segundo Rodrigo, o projeto do impostômetro visa fornecer clareza de dados à população, criando transparência às arrecadações e aos gastos com dinheiro público. Assim, o vereador adiantou que a participação popular será ativa junto às ações tomadas pelo governo municipal, abrindo diversas caixas pretas, como por exemplo, a arrecadação com multas e parquímetro.
– Quem não gostaria de saber para onde vão os impostos arrecadados? Esta iniciativa é fundamental para o crescimento de uma cidade. Acredito que a transparência possa colaborar para que os vereadores fiscalizem com mais eficiência o Poder Público, gerando resultados positivos.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Vereador Rodrigo Furtado inova e lança Serviços Públicos Online para população via internet

O Vereador Rodrigo Furtado deu um passo importantíssimo em seu mandato parlamentar como vereador em Volta Redonda, preocupado sempre em atender bem a população de todas as maneiras possíveis, acabou de inaugurar um Gabinete Virtual para prestar serviços públicos online via internet ao povo volta-redondense.

Trata-se de uma ação do mandato do Vereador Rodrigo Furtado, onde a população poderá ter acesso a mais de 100 Serviços Públicos Online com links exclusivos diretamente em seu blog.

"Estou inaugurando este blog com objetivo de atender bem nosso povo pela internet, estarei também neste novo canal de comunicação prestando contas do meu trabalho na Câmara Municipal e oferecendo serviços importantes para a população, como orientação de utilidade pública e acesso a vários outros serviços online, além disso, qualquer morador pode entrar em contato comigo aqui no Blog 24h por dia, deixando sua mensagem para que eu possa retornar, quero desejar Boas Vindas ao meu novo Gabinete Virtual e me colocar a disposição de todos, um abraço." Vereador Rodrigo Furtado.


O endereço para acessar o Gabinete Virtual do Vereador Rodrigo Furtado é www.vereadorrodrigofurtado.blogspot.com.br